Mãe empreendedora, Trabalhar em Casa, Mudança de carreira após os 40: todas estas questões são desafios possíveis de serem vencidos.

Quando decidi mudar de carreira, eu tinha extamamente 40 anos, meu terceiro filho já havia nascido e tinha muito claro que gostaria de trabalhar em casa. Neste ano, de 2019, descobri que algumas destas características me colocavam na definição de Mãe Empreendedora. O que fechou um ciclo de busca por respostas para algumas de minhas questões, por conta de todas essas mudanças.

Acredite ou não, quando me vi com 40 anos querendo mudar de profissão, a primeira coisa que pensei é que estava vivendo a crise da meia idade, se é que isto existe. Mas fiquei algum tempo pesquisando sobre este tema e, para minha surpresa, encontrei muitas pessoas no mesmo movimento de mudança de carreira após os 40. Encontrei alguns profissionais de coach, psicologia, especialistas em recolação de carreira, discutindo sobre esta possibilidade e percebi que havia três tipos de posicionamentos sobre esta questão:

1- “você vai ter que começar do zero de novo. Precisa saber se terá estrutura emocional e física para fazer isto”;

2 – “aos 40 chegamos no momento de nossas vidas que não queremos mais corresponder às expectativas dos outros ou aos nossos ideais de sucesso e passamos a buscar algo que verdadeiramente faça sentido para nós”;

3 – “nós mudamos e essa mudança faz com que coisas que faziam sentido aos 20, 30 anos, não façam mais sentido agora, aos 40”.

A perspectiva que mais gostei foi a do EspaçoNave no video que está neste LINK.

Depois de ter aceito a minha idade e mudança de carreira na mesma frase, tinha outra questão a ser resolvida: meu desejo era trabalhar em casa para poder estar mais perto dos meus filhos. Como fazer isto? Como começar a Vender Bolo e Doces, trabalhando em casa? Comecei a estudar confeitaria, e para saber esta hisória é só clicar aqui: A Confeitaria na Minha Vida, e decidi que iria empreender. Porém, nunca me sentia segura em ter uma empresa para fornecer meus produtos. Nem sabia que modelo iria adotar: vender na rua, vender para restaurantes e cafés, fazer sob encomenda. E acho que este é um dos grandes desafios quando mudamos de profissão e decidimos que vamos empreender: ter que contar apenas com nossas próprias decisões e experiências. Mas com o tempo e estudando sobre empreendedorismo, e a teoria de Saras Sarasvathi me ajudou muito nesse processo, decidi começar com o que sabia: vender doces e para as pessoas que conhecia. Pois, no meu caso, começar em casa como Mãe Empreendedora, ditou o meu ritmo e eu precisaria começar devagar. E com o tempo e a alguma experiência consegui enxergar como colocar em prática aquilo que realmente gostava: fazer bolos sob encomendas para festas e comemorações especiais.

Então, aqui ficam as minhas conclusões depois desse processo:

1 – A idade não é um limitador, pense que se você não fizer essa mudança agora, independente da sua idade, sua insatisfação tende a aumentar ano após ano. Então a hora de mudar é agora, já que você está sentindo essa necessidade.

2 – Não importa se você tem filho ou não, ou se você vai empreender ou mudar de empresa, o que importa é você fazer aquilo que está ao seu alcance, começar com o que você tem, pois é isto que vai lhe colocar mais perto da sua escolha.

3 – Não estipule para você a meta dos outros ou o que está sendo propagado pela mídia como sendo o caminho de sucesso. Olhe para suas habilidades, qualidades, pontos a serem desenvolvidos e defina o seu ritmo, sem ser muito exigente, mas não procrastine; FAÇA, um pouquinho por dia, mas faça.

E entenda que a sua compreensão de sucesso e realização pessoal não é a mesma que a minha. E, para você, a única definição que importa é a sua. Então, seja feliz!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s